Cai o movimento da Disney e Universal decola!

ORLANDO, Fl – Foi divulgado na última quinta (1) um levantamento feito pelo grupo TEA/AECOM a respeito das visitas a parques temáticos ao redor do mundo.

Pela primeira vez em 5 anos, os parques Disney da Flórida registraram queda no número de visitantes. Em seus parques internacionais, a casa do Mickey teve uma queda entre 0,4 até 14,2 %.

Enquanto isso, todos os parques do grupo Universal registraram aumento de visitas entre 4,3 até 13,9 %.

Confira a lista abaixo dos 25 parques temáticos mais visitados do mundo em 2016:

TEA
TEA

Em Orlando, o parque que teve maior aumento de visitantes foi o Islands of Adventure (6,5%) enquanto o SeaWorld Orlando registrou a maior queda (-7,9%).

PREÇOS SALGADOS

Grande parte da culpa da queda de visitantes da Disney se deve a construção da Disneyland Shanghai (2016) que exigiu diversos cortes nos parques americanos e sucessivos aumentos dos preços de praticamente todos os produtos da empresa como ingressos, mercadorias, comida, hotéis e etc.

MENOS PESSOAS, MAIS FATURAMENTO

No segundo semestre do ano passado, a Disney já havia divulgado que o verão de 2016 teve uma queda no número de visitantes mas um aumento na receita, ou seja… menos pessoas estão gastando mais em seus parques.

PROBLEMAS À VISTA

Sem grandes novidades para esse ano, os parques Epcot e Hollywood Studios prometem cair ainda mais o movimento. A situação só deve se reverter no HS a partir de 2019/2020 quando as áreas Toy Story e Star Wars forem inauguradas.

O grande problema da Disney (como sempre) continua sendo o Disneyland Paris que registrou a maior queda (-14%) dos parques da empresa. Neste ano, o parque está recebendo um grande evento em comemoração de seus 25 anos e promete ter um considerável ‘boom’ de visitantes.

O SeaWorld Orlando continua perdendo muitos visitantes. Para bater as enxurradas de críticas, os shows com baleias se finalizarão em 2018 e o resort promete inaugurar novas atrações nos próximos anos, tudo para tentar recuperar aos poucos o movimento perdido nos últimos anos.

EXPECTATIVAS

Com a inauguração de Pandora no Animal Kingdom em 2017, é esperado que o parque ultrapasse o Epcot e se torne o segundo parque mais visitado de Orlando.

AO INFINITO… E ALÉM

A situação da Universal promete ser ainda melhor nesse ano já que inaugurou recentemente uma nova atração no parque Universal Studios e terá na temporada de natal o tão esperado evento de Harry Potter em ambos os parques de Orlando.

O Universal Studios Hollywood na Califórnia recebeu um aumento de 13,9% (o maior do grupo) graças as novas atrações de Harry Potter e Walking Dead.

Isso sem contar o Universal Studios Japan que encabeça o TOP 4 no ranking mundial.

MERCADO ASIÁTICO

Dos 5 parques mais visitados do mundo, 3 estão no Japão.

Enquanto seus ‘irmãos’ também permanecem em queda, o Tokyo Disneyland registrou a menor delas (-0,4%) em comparação com os outros parques Disney do mundo.

O grande problema da Disney na Ásia continua sendo a Hong Kong Disneyland que registrou queda de 10%. Prevendo essa situação, a companhia já anunciou meses atrás uma massiva reforma que trará novas áreas temáticas da Marvel e Frozen nos próximos anos.

E não podemos esquecer da grandiosa Disneyland Shanghai que abriu os portões em junho do ano passado e recebeu 5,600 milhões de visitantes em 2016. A expectativa é que o novo parque (que já possui uma expansão em andamento) entre para o TOP 12 em 2017.

BRASIL-SIL-SIL

Embora a crise esteja impedindo muitos brasileiros de irem aos parques de Orlando, não os impediu de visitarem os parques aquáticos nacionais.

Todos nossos representantes na lista registraram aumento de visitantes. O Thermas dos Laranjais é o quarto parque aquático mais visitado do mundo, bateu 11% de aumento e está a poucos visitantes de ‘distância’ do Disney’s Blizzard Beach, que junto com o Disney’s Typhoon Lagoon também registraram queda!

 

Fontes:

TEA