Crítica Homem Aranha: De Volta ao Lar

Depois de cinco filmes, o que poderia fazer Homem Aranha: De Volta ao Lar ser um filme legal?

Na última semana, um dos filmes mais aguardados do ano estreou nos cinemas. Peter Parker está de volta! (pela sexta vez) Mas desta vez com uma proposta diferente de todas as outras: consolidar a inserção do cabeça de teia de vez no universo cinematográfico dos Vingadores!

Após ser apresentado em Capitão América: Guerra Civil (2016) como o pupilo do Homem de Ferro e até então desconhecido Homem Aranha, Peter Parker é desta vez um adolescente como qualquer outro de sua idade, exceto pelos seus super poderes aracnídeos e o fato de ter lutado ao lado dos maiores heróis da galáxia!

Resultado de imagem para civil war captain america gif

O novo filme começa um tempo depois da épica batalha entre o Capitão América e o Homem de Ferro na qual o Homem Aranha e outros Vingadores como Viúva Negra, Falcão e Gavião Arqueiro participaram. Peter tenta levar uma vida normal junto a sua identidade de super herói e suas frustantes tentativas de se envolver em grandes batalhas ao lado de seus amigos Vingadores! Por enquanto ele ainda é nosso “amigão do bairro”.

Resultado de imagem para civil war captain america spide rman gif

Quando o Universo Cinematográfico Marvel se iniciou em 2008 com Homem de Ferro, o mundo já havia se impressionado com alguns dos outros filmes do Homem Aranha vivido por Tobey Maguire (Homem Aranha 1, 2 e 3) e Andrew Garfield (O Espetacular Homem Aranha 1 e 2). Como a Sony tinha os direitos exclusivos do nosso amigo Spider, a Disney/Marvel não poderia incluí-lo na linha temporal dos filmes que ainda seriam lançados como Thor (2011), Capitão América (2011) e Os Vingadores (2012).

Entretanto devido a um acordo entre a Disney/Marvel e a Sony, o Homem Aranha poderia participar do filme Capitão América: Guerra Civil em troca dos Vingadores poderem participar do novo filme que seria lançado do Homem Aranha em 2017 pela Sony.

Desta vez, nosso amigão da vizinhança é vivido pelo carismático Tom Holland que voltou as raízes do personagem dos quadrinhos: é um adolescente que enfrenta problemas típicos da idade, vive no Queens, não tem dinheiro e tem problemas com as garotas.

O filme possui a fórmula humorística certeira que tanto marca os filmes da Marvel, um elenco muito bem conectado, um universo jovem e um ator (Holland) que FINALMENTE conseguiu conquistar o público com seu personagem.

A história possui inevitáveis clichês do mundo adolescente mas que fica mascarado com o humor, ótimas cenas de batalha, referências de todos os tipos ao Universo Marvel e é claro, novamente, Tom Holland.

O vilão Abutre (Michael Keaton) foi uma das coisas que não me agradou muito. Sabemos que em matéria de vilões a Marvel deixa a desejar, certo?! Dessa vez não foi diferente.

O elenco ainda conta com a participação de Zendaya, Laura Harrier, Marisa Tomei, nosso irreverente Robert Downey Jr e Jacob Batalon que diverte muito com o engraçado Ned, o melhor amigo nerd de Peter Parker. Entretanto, quem realmente rouba a cena é o carismático Tom Holland.

Resultado de imagem para spider man homecoming gifs

Então esse é o melhor filme do Homem Aranha? Não. Mas é com certeza o melhor (ator) Homem Aranha de todos os tempos.

Depois de dois Homens Aranhas (Maguire e Garfield) e 5 filmes, é nítido que a Sony não está mais preocupada em tentar fazer O Melhor Filme do Homem Aranha, título inclusive que fica a cargo do Home Aranha 2 (2004), e sim conquistar a nova geração de fãs e que jeito melhor de fazer isso do que apresentando um personagem que é justamente o espelho de boa parte do seu público?!

Resultado de imagem para spider man homecoming gif

O único adentro que faço é para os pais que ainda estão em dúvida sobre levar os filhos pequenos para assistir: saibam que a classificação indicativa é de 12 anos e possui alguns diálogos … adultos… mas nada muito exagerado ou explícito.

Com participação mais que confirmada em Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores 4 (2019), nosso mais novo e incrível Homem Aranha acaba de conquistar sua estrela no mundo do cinema e de consolidar sua nova e próspera carreira artística!

 

Ficha técnica:

Título original: Spiderman: Homecoming
Título BR: Homem Aranha: De Volta ao Lar
Direção: Jon Watts
Nota Expresso Disney: 4,5/5,0 ✪✪✪✪