Vale a pena ir aos parques no Natal e Ano Novo?

Com achegada do fim de ano, muitos vão embarcar em dezembro rumo a Orlando e no meio do planejamento uma grande dúvida pareia… Onde passar o dia do Natal e Ano Novo em Orlando? Será que vale a pena ir aos parques em um dia tão lotado?

O problema disso tudo é que todos que estão em Orlando pensam a mesma coisa… passar o natal no Magic Kingdom e o réveillon no Epcot.

Assim como tudo na vida, passar essas datas lá tem seus prós e contras e nesse post vou deixar você, querido leitor, decidir se vale a pena ou não, levar sua família para os parques nesses dias.

 

  • O tempo não é seu amigo…

Vir passear nos parques nesses dias implicará você e sua família acordarem bem cedo para poderem “entrar” em alguns parques. Quando eu digo “entrar” eu quero dizer que alguns parques estão tão cheios que fecham por lotação apenas algumas horas após a abertura.

Imaginar um park tão grande como o Epcot lotado duas horas depois de sua abertura é um pouco assustador, não?
Já pensou?

E pra estar na frente do parque as 9 horas, prepare-se para acordar no mínimo 2 horas antes. Contando que você não sairá do parque até o show de fogos que acontecem por volta das 21, 22 horas, podemos dizer que se o tempo não é seu amigo, o cansaço pode ser um amigo ainda pior. Isso sem contar se você quiser passar a virada (00:00) nos parques.

Essa placa foi deixada na saída do Epcot para quem “pretendia” ir ao Magic Kingdom ainda na luz do dia

 

  • Filas, filas e… MAIS FILAS!

Nesses dias TUDO estará muito lotado. Se você quiser ir ao banheiro, vai ter fila. Se você quiser comprar um cachorro quente, vai ter muita fila. Ver um personagem? Muita fila. Ir em algum brinquedo? piorou.

Se você é um desses que não suporta multidões, muvuca, fila pra tudo eu definitivamente não te recomendo a passar as festas nos parques. É muito estresse que você vai passar principalmente se estiver com crianças, pessoas mais velhas ou alguém com alguma limitação. Quanto aos brinquedos, definitivamente não é um dia para aproveitá-los. Use os Fast-Pass+ que tem direito e deixe o dia para aproveitar a programação especial.

epcot wait times
Quase 4 horas se você quiser dar uma volta no Test Track no Réveillon
  • Programe-se bem

Essa dica vale, é claro, para o ano todo. Mas nessa época ela com certeza vale o triplo. Para Fast-Pass+, marque o quanto antes pois pelo menos você ira garantir entrada em no mínimo 3 atrações.

E se eu te disser que todos os restaurantes Tables esgotam meses antes? E eu não estou falando apenas dos com personagens ou os especiais, e sim todos. Se você quiser uma refeição longe do fast-food nesse dia, reserve com muita antecedência.

Se a parada começa as 15, planeje conseguir seu lugar as 14. Parece bobeira, mas se em dias de funcionamento normal as pessoas já chegam cedo, imagina no Natal/Ano Novo?! Se um personagem vai estar em tal lugar as 15:00, já esteja lá na fila as 14:25.

Faça o mesmo com seu Fast-Pass+, já pensou estar em cima da hora pro seu brinquedo e ficar preso numa multidão e perder o horário?!

Para os fogos e paradas noturnas, a antecedência deve ser maior ainda. Chegue o mais cedo possível se quiser um bom lugar pois todos ficarão até essa hora no parque para ver as paradas/shows.

5 minutos antes da parada a gente consegue um lugar bom sim... OPA :(
Já imaginou ficar preso numa “muvuca” dessa?

 

  • Não é um dia para “conhecer” o parque, muito menos aproveitar os brinquedos

Como já mencionamos acima, os dias e vésperas de Natal de Ano Novo definitivamente não são dias para visitá-los pela primeira vez. São dias extremamente cheios, trazer alguém aqui pela primeira vez pode ser um pouco decepcionante.

Por isso eu recomendo que se for a primeira vez de alguém do grupo, não façam parques nesses dias.O mesmo vale para os brinquedos. Se você já conhece o parque e quer ter um dia “normal” de diversão, vai se decepcionar muito. As filas de todos os brinquedos “dobram a esquina” e até as atrações menos populares podem estar cheias demais, principalmente nos parques que possuem poucas atrações.

Reveillon de 2011 no Epcot
Réveillon de 2011 no Epcot

 

  • Depois de um dia todo de muita muvuca… TRÂNSITO

Se você pensa que ao sair dos parques a loucura vai ter terminado, está muito enganado. No Epcot e no Magic Kingdom o show de fogos acontece duas vezes, uma no horário normal e uma com a contagem regressiva da meia noite. Quando o show acaba, todos estarão indo embora ao mesmo tempo. Imagina a loucura que o trânsito não fica?! Não é estranho as pessoas demorarem mais de 1 hora para conseguir sair da propriedade Disney e se por um acaso você for passar perto da International Drive pra chegar no seu hotel… ai a situação vai se tornar ainda pior.

transito
Imagina todos esses carros saindo ao mesmo tempo do park?

 

Esse post pode estar parecendo um tanto pessimista mas só estou tentando evitar de que muita gente transforme o sonho em pesadelo. Ir pra lá nessa época não é uma tarefa fácil e realmente é para poucos.

Agora vamos as vantagens de se passar esses dias nos parques:

 

  • Decoração de tirar o fôlego

Essa vale para os meses de novembro e dezembro. Pegar os parques, que já são maravilhosos normalmente, todos decorados com o Natal é a coisa mais linda do mundo. É uma decoração tão grande e caprichosa que é impossível não despertar o seu espírito natalino.

até o velho Scrooge deixaria a amargura de lado e se prepararia para ver o papai noel (Entendedores entenderão :) )
Até o velho Scrooge deixaria a amargura de lado e se prepararia para ver o papai noel (Entendedores entenderão)

 

  • Programação Especial

No Magic Kingdom, ocorre a festa Mickey’s Very Merry Christmas. Nela, temos uma linda parada natalina toda especial totalmente diferente da parada dos dias normais Festival of Fantasy .

Depois do último dia de festa, a parada e o show de fogos de Natal substitui as tradicionais e continuam sendo exibida todos os dias. Então é uma belíssima oportunidade de ver as atrações da festa, sem pagar o ingresso especial.

Já no Epcot, cada país do World Showcase irá celebrar de forma especial e alguns até ganham DJ’s que tocarão até a 1 da manhã onde pessoas de todas as idades podem curtir a virada do ano em alto estilo.

Essa programação é exclusiva do dia 31/12 então nada mais legal do que poder participar de diversas “festas” de ano novo durante uma noite.

balada no epcot 2
Baladinha do Epcot
christmas time parade
Parada especial Mickey’s Once Upon a Christmastime

O Hollywood Studios também ganha um DJ que comandará a festa do ano novo no Stage Center Show, e pela maioria optar por visitar o Epcot e Magic Kingdom esse acaba ficando menos cheio. Atenção, eu disse MENOS CHEIO, e não vazio. Ainda estará bem cheio mas não tanto quanto os dois principais.

Os outros parques de Orlando como Sea World e Universal Studios também ganham atrações especiais durante essa época.

Clique aqui e aqui para saber mais.

Outra baladinha no Epcot
Outra baladinha no Epcot

 

  • Passar os Melhores Dias Do Ano no Melhor Lugar no Mundo com seus Personagens Favoritos

Essa vai diretamente pros Disneymaníacos de plantão. Vamos combinar que passar uma data tão festiva e querida como o Natal nos parques da Disney e de quebra com os personagens favoritos é mais do que muito especial.

Eu sinto que a Disney é parte da minha casa, coisa de DisneyAddicted, logo sinto que todos os personagens e cast members são parte da família, e porquê não seriam? 😀  e também sei que muita gente pensa como eu então nada mais especial do que comemorar as festas nos parques.

mickey minnie

  • Valer pela experiência

Como eu já disse no início do post, realmente é bem difícil sobreviver à um dia tão caótico na Disney, mas tudo nessa vida tem um lado bom e ruim.

Conheço muita gente que diz ter passado o Réveillon e Natal nos parques e dizerem ter sido absurdamente exaustivo e caótico mas que não se arrependem nem um pouco de terem ido, provavelmente não voltariam mais pra fazer isso, mas que valeu pela experiência. Então por mais que seja cansativo, você estará no lugar mais desejado do mundo e ao sair do parque poderá gritar pro mundo todo ouvir que você é um guerreiro, vencedor digno de uma medalha de honras ao mérito por ter sobrevivido às festas de final de ano na Disney.

 

Medalhas

 

  • Conhecer os parques sob outra perspectiva

Essa também vale para quase todo o mês de Dezembro e Novembro mas obviamente se intensifica nos dias do natal e ano novo. Você pode visitar qualquer outros meses do ano, mas se vier nesses dias você terá uma experiência completamente diferente, pois os parques ficam totalmente adequadas ao clima festivo.

No Magic Kingdom por exemplo a clássica atração Jungle Cruise se transforma em Jingle Cruise e para onde você olhar verá árvores de Natal, guirlandas, pisca-piscas e muito mais. Logo, não tenha dúvidas de que será uma viagem inesquecível e completamente diferente.

fireworks epcot new years

 

Considerações finais…

Eu recomendo sim, passar esses dias nos parques. Se você já está em Orlando porquê não? Conhece o ditado Se ta na chuva é pra se molhar. 

Claro que sua família ou grupo tem que estar de acordo com os requisitos para participar dessa maratona. Se tiver alguém visitando pela primeira vez ou com alguma limitação ou falta de paciência pra multidão, aqui não é o seu lugar.

Embora o post tenha sido praticamente destinado aos parques Magic Kingdom e Epcot, o Natal e Reveillon nos outros parques você também encontrará uma programação legal e diferente.

De todas as dicas, a mais preciosa que eu poderia dar é para todos irem com mente e corpo descansado e cientes de que será um dia, apesar de lindo, um tanto tumultuado.

 

Quem aqui pretende passar a Holiday Season em Orlando? Já começou o planejamento?