Viajar por excursão X Viajando por conta própria

Viajar para Orlando pode ser completamente diferente dependendo do jeito que você vai fazer. Viajar por conta própria tem suas vantagens mas viajar por excursão também, assim como ambos possuem desvantagens. Com isso, cabe a você decidir o que tem mais a ver com o seu perfil e da sua família.

Como eu já viajei para Orlando por conta própria e por excursão, eu me capacito de passar as minhas impressões para vocês.

Nisso listarei 3 vantagens e 3 desvantagens de cada um.

 

Viajar por conta própria

  • Vantagens

Mais barato
A primeira vantagem não poderia ser outra, a mais decisiva de todas: PREÇO. Viajar por conta própria é bem mais barato do que os famosos pacotes de agências e ainda mais dos grupos de excursão. Se você procura economia e gosta de viajar por conta própria, você está no paraíso.
Aproveitar Mais
Não viajar de Excursão significa que vocÇe definirá seus próprios horário, quais passeios você irá fazer, onde você vai comer, quais lojas comprar e etc. Além disso tudo em um grupo de 15, 20 pessoas é mais lento e complicado de se fazer. Uma simples caminhada do hotel até o ônibus pode demorar muito, então quando você é seu próprio guia você irá aproveitar muito mais sua viagem.
Fazer seu próprio roteiro
Outro item que pesa e muito é que 99% dos roteiros de excursões são exatamente iguais e nos privam de conhecer coisas diferentes. Como geralmente só sabemos na hora da viagem sobre como será o roteiro, isso nos priva de marcar refeições pelos diversos restaurantes de Walt Disney World e Orlando, reservar Fast-Pass+ (se a empresa já não tiver marcado), curtir shows, jogos de basquete e etc que podem estar acontecendo na cidade e por ai vai.

 

  • Desvantagens

Mais trabalhoso de se planejar
Se uma das vantagens é poder planejar sua própria viagem, você deve saber que planejar uma viagem para Orlando não é uma tarefa fácil. Qual dia visitar? Onde comer? Como se locomover? Qual o mercado mais próximo? Quais as melhores lojas? Quais os melhores brinquedos? Como explorar cada park? e etc. Pra sua sorte, todas as respostas dessas perguntas estão na internet mas é bom você pegar um caderno e anotar tudo se quiser realmente planejar a viagem perfeita.

 

Ter que alugar um carro
Viajar por conta própria pra Orlando significa que você terá de alugar um carro pois tudo é muito longe de tudo. A Disney é longe da Universal, que é longe do Sea World que é longe dos shoppings que fica longe da Best Buy que fica perto do Walmart mas longe daquele centrinho de compras que vocÇe quer ir e isso que ainda nem mencionei o Busch Gardens. Se você é daqueles que tem medo de pega rum carro diferente ou de se “aventurar” no exterior, vai ter que superar essa barreira para poder curtir sua viagem. A parte boa disso é que no final das contas você vai ver que isso não está nem perto do bicho de sete cabeças que você imaginava ser.

 

Vai precisar saber inglês
Mesmo Orlando sendo uma cidade super preparada para o turismo, em especial os brasileiros, você ainda estará nos Estados Unidos e no mínimo vai precisar saber do básico. Fazer o check in do carro, avião, hotel, fazer alguma pergunta, ter uma noção das placas na hora de dirigir, saber pedir ajuda, informação e etc. São coisas que infelizmente você vai precisar saber e se você não conhece nada de inglês… É bom se preparar.

 

Viajar de excursão

  • Vantagens

Viajar com a Galera
Para mim, essa é a melhor vantagem. Estar em um grupo de 15, 20 pessoas significa que você conhecerá pessoas de toda parte do Brasil e que viverá intensamente ao lado delas nos 10, 15 dias da viagem. No final você vai até se sentir parte de uma grande família e vai guardar contato, facebook, fotos engraçadas e até um grupo de Whatsapp com a galera. Pra quem quer viajar sozinho essa é a melhor opção para se divertir o tempo todo.

Até hoje o pessoal da minha excursão continua muito amigo, se encontrando e temos até o grande grupo do Whatsapp 😀
Não ter que correr atrás de nada
Aqui temos um empate técnico. Para muitos isso é uma vantagem e para alguns uma terrível desvantagem. Como eu disse acima, é muito “trampo” organizar uma viagem perfeita para Orlando. Se você não tem paciência de correr atrás de nada disso, viajar em excursão vai te poupar de qualquer dor de cabeça.

Eu amo organizar minhas próprias viagens mas reconheço o quão cansativo e chato pode ser para muitas pessoas, principalmente as que não dispõe de tempo para pesquisar tudo.

 

Viajar com um guia que entende de tudo
Pagar tão mais caro para viajar em excursão te livra de todas as dores de cabeça de correr atrás de tudo e também significa que vocês estará indo para Orlando com alguém que (teoricamente) sabe de tudo sobre os parks, compras e etc. Ou seja, te levará aos melhores brinquedos, contará detalhes históricos dos lugares e querendo ou não é uma pessoa que vive disso então o seu guia conhece a cidade como ninguém. TEORICAMENTE, é claro.

 

  • Desvantagens

Pagar mais caro
Claro, o item que mais pesa. Enquanto você pode pegar promoções no aéreo e até dividir uma casa com os amigos no pacote de excursão você vai pagar mais caro e ponto. Afinal está indo para os EUA acompanhado de um guia e com tudo prontinho pra você.

 

Horários complicados
Como dissemos acima, horários de excursão são os piores que existem. Prepare-se para acordar cedo todos os dias e voltar muito tarde dos parks durante toda a viagem. E considerando que você não irá aproveitar tudo por estar em grupo, realmente é algo a se levar em consideração.

Depois da questão do preço esse é o problema que mais me pega pois eu odeio acordar cedo e ficar acumulando cansaço em uma viagem para Orlando pra mim não é algo fácil de se lidar.

 

Uma mesma viagem para o grupo todo
Numa viagem de excursão você estará vivendo praticamente em um regime socialista, onde todos fazem a mesma coisa que os outros, usam as mesmas roupas, brincam nas mesmas coisas, comem nos mesmos lugares e as mesmas coisas. Brincadeiras a parte, você não vai ter liberdade para fugir da programação a não ser nos horários de folga. Isso pode ser um grande problema se você é daqueles que está sempre atrasado pois se uma pessoa não chega rno local combinado na hora certa, todos terão de esperar. Se você não gosta de montanha russa terá que sentar e esperar todos que querem ir voltarem.

 

Essas são minhas dicas sobre viajar com ou sem excursão, agora cabe a você decidir o que vale mais a pena pra você e sua família.